Combate à AIDS destaca aumento de casos entre idosos
Campanha Dezembro Vermelho chama atenção para prevenção e assistência a pessoas com HIV, especialmente entre idosos cujo número de casos quadruplicou na última década.

02/12/2024 - 12:27

Combate à AIDS destaca aumento de casos entre idosos

Neste domingo, dia 1º de dezembro, foi comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS. A campanha Dezembro Vermelho, vigente desde 2017, promove a mobilização nacional para destacar medidas de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas com HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Durante o fim de semana, diversas capitais brasileiras realizarão mobilizações e ações de prevenção.

Segundo o Boletim Epidemiológico sobre HIV/AIDS do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2021, o número de idosos que testaram positivo para o vírus quadruplicou. Marco Túlio Cintra, geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, aponta que a falta de campanhas direcionadas a esse público contribuiu para o aumento. Ele ressalta que a subnotificação é alta devido à falta de testagem.

Cintra destaca a importância do diagnóstico precoce e sugere que os profissionais de saúde devem solicitar testes de HIV para pacientes idosos, uma vez que sintomas como emagrecimento acentuado podem ser confundidos com outras doenças, como câncer. Ele também enfatiza que a falta de campanhas de prevenção voltadas para idosos agrava a situação.

Para Cintra, o HIV é especialmente preocupante na população idosa devido às múltiplas doenças e ao sistema imunológico mais vulnerável nessa faixa etária, além das possíveis interações medicamentosas que complicam o tratamento.

A campanha Dezembro Vermelho reforça a necessidade de inclusão de idosos em estratégias de prevenção, destacando que o comportamento de risco não está restrito a jovens, mas pode ocorrer em todas as idades, inclusive entre idosos sexualmente ativos.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM