Reaplicação do Enem 2024: informações importantes e datas de prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga detalhes sobre a reaplicação do Enem 2024 e a disponibilização do Cartão de Confirmação.

05/12/2024 - 10:12

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição para a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 na Página do Participante do Enem. Para visualizar e imprimir o cartão, os candidatos devem acessar o portal utilizando o cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada. O cartão inclui informações como data, horário e local de prova.

A reaplicação das provas ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024, destinada exclusivamente aos candidatos faltosos que tiveram seus pedidos deferidos pelo Inep, devido a problemas logísticos ou doenças contagiosas.

As provas manterão o formato de 180 questões objetivas divididas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. As datas de reaplicação, porém, ocorrerão em dias consecutivos durante a semana, diferentemente da aplicação regular que é realizada em dois fins de semana.

Apesar de seguir o mesmo formato, as questões e o tema da redação serão diferentes para garantir a equidade na concorrência entre os candidatos. No primeiro dia (10 de dezembro), serão aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas. No segundo dia (11 de dezembro), acontecerão as provas de ciências da natureza e matemática.

Importante destacar que, na reaplicação, não serão oferecidos recursos de acessibilidade como videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de tela, embora o Inep disponibilize tradutores-intérpretes de Libras e auxílio para leitura para participantes com deficiência visual.

Nos mesmos dias, ocorrerá também o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2024, com o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, realizado dentro das unidades prisionais e socioeducativas.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM