Educação no Brasil: Estudo Internacional Revela Baixo Desempenho em Matemática e Ciências
Estudo revela que mais da metade dos estudantes do ensino fundamental no Brasil não domina conhecimentos básicos de matemática e ciências.

05/12/2024 - 10:12

De acordo com os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS), divulgado nesta quarta-feira (4), mais da metade dos estudantes brasileiros do ensino fundamental não domina conhecimentos básicos de matemática. O estudo revela que esses estudantes estão abaixo do nível considerado baixo. Em ciências, mais de um a cada três estudantes não alcançaram pontuação suficiente para chegar ao nível mais baixo de proficiência, enquanto apenas 1% dos alunos atingiram o nível máximo de conhecimento nessas áreas.

Esta é a primeira participação do Brasil no TIMSS, com a adesão ocorrendo em 2022 e a aplicação dos testes em agosto e setembro de 2023, abrangendo 72 países. O estudo avaliou o desempenho dos alunos do 4º e do 8º ano do ensino fundamental em ciências e matemática, aplicando provas eletrônicas que permitiram comparações internacionais.

As pontuações são classificadas em quatro níveis: baixo, intermediário, alto e avançado. No 4º ano, o Brasil obteve médias de 400 pontos em matemática e 425 pontos em ciências, enquanto a média internacional foi de 503 e 494 pontos, respectivamente. No 8º ano, os alunos brasileiros alcançaram 378 pontos em matemática e 420 pontos em ciências, comparado à média internacional de 478 pontos em ambas as avaliações.

Os resultados destacam que 51% dos estudantes do 4º ano ficaram abaixo do nível baixo em matemática, número que sobe para 62% no 8º ano. Em ciências, 39% dos alunos do 4º ano e 42% do 8º ano não atingiram o nível baixo. Em contrapartida, apenas 1% dos estudantes brasileiros alcançaram o nível máximo de proficiência em ambas as disciplinas.

Comparando-se com outros países, o Brasil ficou próximo à base dos rankings, ocupando a 51ª posição em ciências e a 55ª em matemática no 4º ano entre 58 países participantes, e a 33ª em ciências e a 41ª em matemática no 8º ano entre 42 países participantes.

Organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), o TIMSS avalia o desempenho de estudantes em ciências e matemática desde 1995. Na edição de 2023, participaram 44.900 estudantes brasileiros de 796 escolas públicas e privadas no 4º ano, e de 849 instituições de ensino no 8º ano, além de 904 professores de matemática e 916 de ciências.

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