Produtor rural tem até 17 de Janeiro para efetuar o cadastro de lavoura de soja em Goiás
O cadastro é essencial para o planejamento de ações de monitoramento e controle fitossanitário no Estado
13/01/2025 - 13:01

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta produtores rurais de soja em Goiás para o prazo final do cadastro obrigatório de lavouras, que se encerra na próxima sexta-feira, 17 de janeiro. De acordo com a Instrução Normativa nº 06/2024, os agricultores devem registrar informações no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) até 15 dias após o encerramento do calendário de semeadura, finalizado em 2 de janeiro deste ano.
Importante: O cadastro é essencial para o planejamento de ações de monitoramento e controle fitossanitário no Estado. Ele permite à Agência mapear as áreas produtoras de soja, subsidiando estratégias de prevenção e combate às pragas, como a ferrugem asiática.
Informações Necessárias: O cadastro deve incluir a área plantada, o sistema de plantio (irrigado ou sequeiro), o tipo de cultivar utilizada, a data do plantio e a previsão da colheita, além da identificação do Responsável Técnico da lavoura. Também é solicitado o CNPJ de onde foi adquirida a semente, ou se a semente foi produzida pelo próprio produtor.
Pagamento: Após a realização do cadastro eletrônico, o produtor deve efetuar o pagamento do boleto gerado pelo sistema, com a taxa correspondente. O cadastro só será validado após a confirmação do pagamento, assegurando que todas as etapas foram devidas cumpridas.