Janeiro Branco: Como os relacionamentos afetam a saúde mental
Conexões sociais fortes promovem bem-estar
15/01/2025 - 12:01

Relacionamentos afetivos significativos têm um impacto positivo tanto na saúde física quanto na mental, segundo especialistas. Laços sociais fortes ajudam a reduzir sintomas de depressão e ansiedade, além de diminuir a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares.
O apoio emocional proporcionado por relacionamentos próximos atua como um amortecedor contra o estresse, promovendo uma resposta fisiológica mais saudável. Além disso, conexões sociais robustas fortalecem o sistema imunológico, ajudando na prevenção de doenças e facilitando uma recuperação mais rápida.
Investir em relacionamentos afetivos é essencial para cultivar resiliência, reduzir o estresse e promover um estado abrangente de bem-estar.
No entanto, também podem ser uma fonte de estresse, ansiedade e desgaste emocional quando os vínculos se tornam tóxicos ou disfuncionais.
Compreender como os relacionamentos impactam nossa saúde mental é essencial para construir conexões mais saudáveis e equilibradas.
Afinal, cuidar dos relacionamentos é também cuidar de si mesmo. Neste contexto, o programa Bate Papo de hoje refletiu sobre os benefícios das relações positivas, os desafios das interações prejudiciais e estratégias para cuidar do bem-estar emocional em nossas interações diárias com a psicologa Ana Lídia Agel. Para assistir a entrevista completa clique aqui!