OLP rejeita plano de Trump para transferir palestinos de Gaza
A comunidade internacional, incluindo países árabes e organizações internacionais, tem se posicionado contra a ideia de deslocamento forçado de palestinos, destacando que tal ação violaria o direito internacional e os direitos humanos.
05/02/2025 - 13:02

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) manifestou veemente oposição à proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de transferir palestinos da Faixa de Gaza para países vizinhos, como Egito e Jordânia. Hussein Sheikh, secretário-geral da OLP, declarou: "Rejeitamos todos os apelos para transferir o povo para fora da terra natal. Aqui nascemos, aqui vivemos e aqui ficaremos".
O movimento Hamas também criticou a proposta, considerando-a "racista" e alinhada com a extrema-direita israelense, visando deslocar o povo palestino e eliminar sua causa.
A comunidade internacional, incluindo países árabes e organizações internacionais, tem se posicionado contra a ideia de deslocamento forçado de palestinos, destacando que tal ação violaria o direito internacional e os direitos humanos. O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, afirmou que "qualquer deportação ou transferência forçada sem base legal está estritamente proibida".
A proposta de Trump ocorre em um contexto de devastação em Gaza após 15 meses de conflito entre Israel e o Hamas, resultando em milhares de mortos e deslocados. A comunidade internacional continua a buscar soluções que respeitem os direitos dos palestinos e promovam a paz na região.