Prefeitura de Goiânia anuncia interdições preventivas na Marginal Botafogo devido ao risco de enchentes
O Gabinete de Crise para Enfrentamento de Mudanças Climáticas implementa plano estratégico para monitorar pontos críticos e realizar bloqueios preventivos na Marginal Botafogo durante o período chuvoso.
06/02/2025 - 12:02

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Gabinete de Crise para Enfrentamento de Mudanças Climáticas, divulgou nesta quarta-feira (5/2) um plano estratégico para ações emergenciais durante o período chuvoso. O foco principal é o monitoramento intensivo de pontos críticos na capital e a implementação de bloqueios preventivos na Marginal Botafogo para evitar acidentes e alagamentos.
De acordo com o diretor de Trânsito, Luís Tiago Santos, quatro áreas foram identificadas como prioritárias:
- Complexo da Avenida Jamel Cecílio
- Acesso à Rua R 91, no Setor Sul
- Complexo Mauro Borges, próximo ao Ministério Público
- Região próxima à Avenida Independência, devido à presença do Córrego Botafogo e ao elevado risco de alagamento
Equipes serão posicionadas nesses locais e, conforme alertas da Defesa Civil e do Cimehgo sobre chuvas iminentes, estarão preparadas para realizar intervenções necessárias.
O prefeito Sandro Mabel destacou que o plano conta com a colaboração das Defesas Civis estadual e municipal. Bloqueios ou desvios na Marginal Botafogo serão efetuados conforme a intensidade das chuvas. Além disso, o governo estadual autorizou a instalação de mais pluviômetros para monitorar a chegada e a intensidade das precipitações.
A Prefeitura também firmou parceria com a plataforma de navegação Waze, permitindo que locais alagados sejam sinalizados em tempo real, oferecendo rotas alternativas aos motoristas. Adicionalmente, alertas serão emitidos via rádio para informar a população sobre áreas a serem evitadas durante chuvas intensas.