Pesquisa revela que 60% dos brasileiros apoiam a regulamentação das redes sociais
Levantamento do instituto Nexus indica que a maioria da população brasileira é favorável à criação de regras para plataformas digitais, visando combater desinformação e discursos de ódio.
06/02/2025 - 12:02

Uma pesquisa conduzida pelo instituto Nexus, divulgada em 4 de fevereiro de 2025, aponta que 60% dos brasileiros são favoráveis à regulamentação das redes sociais. O estudo entrevistou 2.000 pessoas em todo o país entre 10 e 15 de janeiro de 2025, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Entre os que apoiam a regulamentação, 50% acreditam que as normas não devem comprometer a liberdade de expressão, enquanto 46% consideram que eventuais restrições são aceitáveis para garantir um ambiente digital mais seguro. Por outro lado, 29% dos entrevistados se posicionam contra qualquer tipo de regulação, e 12% preferiram não opinar.
A pesquisa também revelou que 61% dos participantes veem a regulação como essencial para conter a disseminação de conteúdos antidemocráticos e discursos de ódio. Além disso, 64% acreditam que novas regras seriam eficazes no combate à desinformação, e 78% defendem que as plataformas digitais assumam mais responsabilidades sobre suas atividades.
O tema da regulamentação das redes sociais está em destaque em diferentes esferas do poder público. No Supremo Tribunal Federal (STF), duas ações analisam possíveis mudanças no Marco Civil da Internet, que atualmente isenta as plataformas de responsabilidade sobre conteúdos publicados por terceiros. No Congresso Nacional, há propostas em tramitação que visam endurecer a regulação das redes sociais, incluindo a criação de um órgão regulador para fiscalizar as plataformas e estabelecer critérios claros para a remoção de conteúdos prejudiciais.