Pesquisadores identificam novo coronavírus em morcegos no Ceará
Embora não se possa afirmar com certeza se o novo coronavírus tem capacidade de infectar humanos, os pesquisadores identificaram partes da proteína spike do vírus que sugerem uma possível interação com o receptor utilizado pelo MERS-CoV.

21/02/2025 - 12:02

Pesquisadores de São Paulo, Ceará e da Universidade de Hong Kong identificaram um novo coronavírus em morcegos no Ceará. A pesquisa, publicada no Journal of Medical Virology, revela que o vírus encontrado é semelhante ao causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV). A amostra foi coletada pelo Laboratório Central de Saúde do Ceará (Lacen) em Fortaleza, a partir de cinco morcegos das espécies Molossus molossus e Artibeus lituratus.

Potencial de transmissão para humanos

Embora não se possa afirmar com certeza se o novo coronavírus tem capacidade de infectar humanos, os pesquisadores identificaram partes da proteína spike do vírus que sugerem uma possível interação com o receptor utilizado pelo MERS-CoV. Para investigar essa possibilidade, estão planejados experimentos adicionais em Hong Kong ainda este ano.

Importância da vigilância epidemiológica

Os pesquisadores enfatizam a necessidade de vigilância contínua em morcegos, reconhecidos como reservatórios de diversos vírus. Esse monitoramento é crucial para identificar vírus em circulação, antecipar potenciais riscos de transmissão para outros animais e para os humanos.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM