Goiânia retoma fiscalização eletrônica com instalação de novos radares após sete meses
Tarcísio, secretário municipal de Engenharia de Trânsito detalhou que o prazo para que as multas comecem a ser aplicadas, em caso de imprudência, é de 30 dias.
10/03/2025 - 09:03

Após um período de sete meses sem fiscalização eletrônica, Goiânia iniciou a instalação de novos radares de velocidade e controladores semafóricos em suas vias urbanas.
O projeto prevê a instalação de equipamentos de monitoramento em 602 faixas de tráfego ao longo de 12 meses. A licitação foi dividida em três lotes: o Lote 1 abrange a região sul de Goiânia, sob responsabilidade do Consórcio Anhanguera; o Lote 2 cobre a região norte, gerida pelo Consórcio Fiscaliza Gyn; e o Lote 3 envolve a criação de uma central de controle para monitoramento dos radares, também a cargo do Consórcio Anhanguera.
Após a instalação, cada equipamento passará por perícia e aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A previsão é que os radares entrem em funcionamento pleno em até uma semana após a validação. A expectativa é que a retomada da fiscalização eletrônica contribua para a redução de acidentes e o aumento da segurança no trânsito da capital.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca a importância da fiscalização eletrônica para a segurança viária. “Infelizmente, muitos motoristas só respeitam as regras quando sabem que vai doer no bolso. A instalação desses radares não é apenas uma questão de punição, mas de ordem no trânsito e preservação de vidas”, afirma.
Tarcísio detalhou que o prazo para que as multas comecem a ser aplicadas, em caso de imprudência, é de 30 dias. “Acreditamos que até lá já teremos em torno de 60 pontos que estarão em pleno funcionamento, saem da condição de teste e passam para a autuação”, detalha o titular da SET.
Entre os locais onde os radares já estão operando em fase de testes, estão:
• Avenida Mutirão (Setor Bueno e Setor Marista)
• Avenida Castelo Branco (Setor Oeste)
• Avenida Universitária (Setor Leste Universitário)
• Avenida Vera Cruz (Jardim Guanabara)
• Avenida Laguna (Parque Amazônia)
A licitação para a implementação dos radares foi dividida em três lotes:
• Lote 1: Região Sul – gerido pelo Consórcio Anhanguera
• Lote 2: Região Norte – sob responsabilidade do Consórcio Fiscaliza Gyn
• Lote 3: Criação do CCO – também a cargo do Consórcio Anhanguera