Cobertura vacinal contra febre amarela em Goiânia está abaixo da meta
Apenas 54,99% das crianças menores de 1 ano em Goiânia estão imunizadas contra a febre amarela, número inferior à meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

25/03/2025 - 13:03

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia expressou preocupação com a baixa cobertura vacinal contra a febre amarela na cidade. Dados recentes indicam que apenas 54,99% das crianças com menos de 1 ano receberam a vacina, ficando aquém da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. 

A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, comuns em áreas rurais e de mata. Embora o último caso registrado em Goiás tenha ocorrido em 2017, a proximidade de Goiânia com regiões de mata aumenta o risco de reintrodução do vírus. 

A vacina contra a febre amarela está disponível o ano todo em 24 unidades de saúde da capital, incluindo Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O esquema vacinal consiste em uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. Para indivíduos de 5 a 59 anos que ainda não foram imunizados, recomenda-se uma dose única. 

A SMS reforça a importância da vacinação como medida preventiva e solicita que pais e responsáveis levem suas crianças aos postos de saúde para atualização da caderneta de vacinação. A proteção individual contribui para a saúde coletiva da comunidade.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM