Programa de recuperação de celulares roubados já opera em dois estados
Governo federal implementa nova fase do programa Celular Seguro, inspirado em iniciativas do Piauí e Amazonas, visando combater roubos e furtos de aparelhos móveis.
31/03/2025 - 12:03

O governo federal está expandindo o programa Celular Seguro, com o objetivo de reduzir roubos e furtos de celulares no país. A nova fase inclui o envio de notificações via WhatsApp para aparelhos roubados ou furtados que forem habilitados com uma nova linha telefônica. Os proprietários desses dispositivos receberão mensagens solicitando a devolução do aparelho na delegacia de Polícia Civil mais próxima e prestarem esclarecimentos. Caso contrário, poderão responder por crimes como furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
O programa federal se inspira em iniciativas estaduais bem-sucedidas, como o Cellguard, desenvolvido pelo governo do Piauí, e o RecuperaFone, implementado no Amazonas. O Cellguard, lançado em dezembro de 2023, já auxiliou na recuperação de 7.000 aparelhos no Piauí. O RecuperaFone, por sua vez, desde seu lançamento em setembro de 2024, devolveu 1.850 celulares aos seus donos, de um total de 4.000 aparelhos recuperados no Amazonas.
A principal diferença entre o Celular Seguro e o Cellguard é que, enquanto o programa federal bloqueia a linha telefônica, o acesso a serviços financeiros e o próprio aparelho, tornando-o inutilizável, o aplicativo piauiense permite preservar a integridade do celular, desde que esteja cadastrado na plataforma.