Sesi assume perícias médicas dos servidores da Prefeitura de Goiânia
O prefeito Sandro Mabel afirmou que a parceria com o Sesi trará economia para a administração e ajudará a coibir o uso de atestados médicos falsificados.
01/04/2025 - 12:04

A Prefeitura de Goiânia firmou um contrato com o Serviço Social da Indústria (Sesi) para realizar perícias médicas dos servidores municipais. O acordo, assinado pelo prefeito Sandro Mabel e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, visa atender a mais de 8 mil pedidos de afastamento que aguardam análise na Gerência da Junta Médica e Saúde da prefeitura.
O contrato, no valor de aproximadamente R$ 9 milhões e com vigência de um ano, foi autorizado pela Secretaria de Administração de Goiânia sem licitação, conforme permitido por lei para entidades sem fins lucrativos como o Sesi. O secretário Celso Dellalíbera destacou que, apenas em março, mais de 1.200 servidores foram afastados, gerando um custo superior a R$ 6 milhões para o município.
O prefeito Sandro Mabel afirmou que a parceria com o Sesi trará economia para a administração e ajudará a coibir o uso de atestados médicos falsificados. Além disso, a medida busca reduzir a demora na análise dos processos de afastamento e trazer mais transparência ao sistema de concessão de licenças médicas.
Em janeiro, a prefeitura já havia anunciado a contratação de uma auditoria privada para investigar um possível esquema de atestados falsos, especialmente na área da Educação, onde cerca de 4 mil servidores foram afastados no ano passado. A auditoria pretende verificar o número exato de servidores afastados, mapear o perfil das licenças médicas e cruzar informações sobre os médicos que emitiram os atestados.