Alunos mais pobres têm menor aprendizado em leitura no Brasil
Levantamento nacional aponta forte desigualdade no desempenho de leitura entre estudantes de diferentes classes sociais.

25/04/2025 - 12:02

Alunos mais pobres têm menor aprendizado em leitura no Brasil

Estudantes brasileiros em situação de vulnerabilidade social enfrentam mais dificuldades na aprendizagem da leitura. Segundo levantamento divulgado nesta semana, apenas 26,1% dos alunos mais pobres do 4º ano do ensino fundamental alcançam níveis adequados de leitura, contra 83,9% dos alunos com maior renda.

A desigualdade reflete não apenas a renda familiar, mas também o acesso desigual a livros, internet, apoio pedagógico e estrutura escolar. Quase metade dos estudantes de famílias de baixa renda apresenta desempenho considerado "abaixo do básico", o que compromete seriamente seu desenvolvimento educacional.

Especialistas defendem que políticas públicas de equidade sejam implementadas com urgência. Ações como investimento em formação de professores, bibliotecas escolares, reforço escolar e estímulo à leitura em casa são apontadas como caminhos para reduzir as desigualdades.

A alfabetização e a fluência em leitura são fundamentais para o sucesso escolar e profissional futuro. Reduzir essa desigualdade é um desafio central para garantir uma educação de qualidade e justa no país.

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