Alunos mais pobres têm menor aprendizado em leitura no Brasil
Levantamento nacional aponta forte desigualdade no desempenho de leitura entre estudantes de diferentes classes sociais.
25/04/2025 - 12:04

Estudantes brasileiros em situação de vulnerabilidade social enfrentam mais dificuldades na aprendizagem da leitura. Segundo levantamento divulgado nesta semana, apenas 26,1% dos alunos mais pobres do 4º ano do ensino fundamental alcançam níveis adequados de leitura, contra 83,9% dos alunos com maior renda.
A desigualdade reflete não apenas a renda familiar, mas também o acesso desigual a livros, internet, apoio pedagógico e estrutura escolar. Quase metade dos estudantes de famílias de baixa renda apresenta desempenho considerado "abaixo do básico", o que compromete seriamente seu desenvolvimento educacional.
Especialistas defendem que políticas públicas de equidade sejam implementadas com urgência. Ações como investimento em formação de professores, bibliotecas escolares, reforço escolar e estímulo à leitura em casa são apontadas como caminhos para reduzir as desigualdades.
A alfabetização e a fluência em leitura são fundamentais para o sucesso escolar e profissional futuro. Reduzir essa desigualdade é um desafio central para garantir uma educação de qualidade e justa no país.