Detran-GO suspende 328 autoescolas por irregularidades graves
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado em 29 de abril, visa garantir a qualidade e a segurança na formação de condutores em Goiás.
05/05/2025 - 13:05

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) suspendeu temporariamente 328 autoescolas em todo o estado por um período de 30 dias, após identificar uma série de irregularidades consideradas graves e gravíssimas. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado em 29 de abril, visa garantir a qualidade e a segurança na formação de condutores em Goiás.
As infrações constatadas incluem a falta de veículos obrigatórios para aulas práticas — pelo menos dois carros e uma motocicleta —, ausência de diretores-gerais ou de ensino, falhas no controle de frequência dos alunos, irregularidades em avaliações médicas e psicológicas, e credenciamentos vencidos há mais de 90 dias. Além disso, algumas autoescolas estavam sem qualquer movimentação na abertura de processos de habilitação.
Durante o período de suspensão, os prazos dos processos administrativos dos alunos ficarão congelados, e as autoescolas não poderão atuar. Segundo o presidente do Detran-GO, delegado Waldir Soares, as sanções poderiam ter alcançado até 90 dias, mas optou-se inicialmente por um período menor de penalidade.
A fiscalização também revelou que algumas autoescolas funcionavam sem registro de diretor-geral ou diretor de ensino, o que contraria normas básicas para operação regular. Outros 60 Centros de Formação de Condutores (CFCs) tiveram seus processos arquivados por estarem com a baixa registrada na Receita Federal, ou seja, já não operam formalmente.
O Detran-GO afirmou que continuará com as ações de fiscalização e alertou que novas penalidades poderão ser aplicadas caso mais irregularidades sejam encontradas. A lista completa das autoescolas suspensas está disponível no Diário Oficial do Estado.