Câmara dos Deputados pode votar urgência para ampliar número de parlamentares federais
Projeto busca redistribuir vagas conforme Censo 2022; proposta prevê aumento de 513 para 527 deputados

06/05/2025 - 12:05

A Câmara dos Deputados pode votar, nesta terça-feira (6), o regime de urgência do Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que visa redistribuir o número de deputados federais por estado, conforme os dados do Censo de 2022. A proposta surge em resposta à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que estipulou o prazo até 30 de junho para o Congresso atualizar a representação proporcional das unidades federativas.

Atualmente, a Câmara possui 513 deputados, número estabelecido em 1993. Com as mudanças populacionais registradas no último censo, estados como o Pará reivindicam um aumento em suas bancadas. O projeto, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), propõe que nenhum estado perca representação, elevando o total de cadeiras para 527.

O relator da matéria, deputado Damião Feliciano (União-PB), estuda ajustes no texto para evitar a redução de vagas em estados que tiveram diminuição populacional. A ideia é ampliar o número total de deputados, mantendo a representatividade proporcional sem prejudicar nenhuma unidade federativa.

Caso o Congresso não aprove a nova distribuição até o prazo estipulado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá definir, até 1º de outubro, a composição das bancadas para a legislatura que se inicia em 2027, utilizando os dados do Censo de 2022.

A proposta também prevê a realização de um novo recenseamento, com participação obrigatória das famílias, para corrigir possíveis inconsistências identificadas no último censo, especialmente em áreas de difícil acesso ou sob domínio de facções criminosas.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM