Copom deve elevar Selic ao maior nível em quase 20 anos nesta quarta-feira
Mercado projeta alta de 0,5 ponto percentual, levando taxa básica a 14,75% ao ano; inflação persistente e cenário global incerto pressionam decisão.

07/05/2025 - 11:05

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve anunciar nesta quarta-feira (7) um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, elevando-a para 14,75% ao ano — o maior patamar desde agosto de 2006. Essa é a expectativa de 31 das 32 instituições financeiras consultadas pela Bloomberg.

A decisão ocorre em meio a uma inflação resistente, com o IPCA-15 acumulando 5,49% nos 12 meses até abril, impulsionado por aumentos nos preços de alimentos e serviços de saúde. Além disso, a taxa de desemprego subiu para 7% no primeiro trimestre, embora esse seja o menor índice para o período desde 2012.

No cenário internacional, o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, deve manter sua taxa básica de juros inalterada entre 4,25% e 4,50% ao ano nesta "superquarta", quando tanto o Copom quanto o Fed anunciam suas decisões de política monetária.

Analistas divergem sobre os próximos passos do Copom. Enquanto alguns acreditam que o ciclo de alta de juros pode se encerrar em junho, outros preveem um aumento residual de 0,25 ponto percentual na próxima reunião. A expectativa é que o Banco Central adote uma postura cautelosa, evitando sinalizações firmes sobre futuras decisões, diante das incertezas econômicas globais e domésticas.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM