PGR solicita investigação contra Eduardo Bolsonaro no STF
Deputado é acusado de tentar intimidar autoridades brasileiras ao buscar sanções internacionais contra ministro do Supremo

26/05/2025 - 12:05

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito policial contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O pedido, feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, foi distribuído ao ministro Alexandre de Moraes, que atuará como relator do caso.

A investigação visa apurar a conduta de Eduardo Bolsonaro, que, segundo a PGR, teria atuado contra instituições brasileiras ao solicitar que os Estados Unidos aplicassem sanções contra o ministro Alexandre de Moraes. A PGR argumenta que essa ação busca intimidar agentes públicos brasileiros envolvidos na investigação e processamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras autoridades por suposta formação de quadrilha para tentativa de golpe de Estado.

Eduardo Bolsonaro anunciou há dois meses que está nos EUA trabalhando para que o país sancione Alexandre de Moraes. Na semana passada, o senador norte-americano Marco Rubio afirmou que sanções contra Moraes estão "em análise" e que "há uma grande possibilidade de isso acontecer". A possibilidade de Moraes sofrer sanções mobilizou magistrados e o governo brasileiro, que consideram que os EUA estariam afrontando o Brasil se isso acontecer.

O governo brasileiro intensificou o diálogo com os EUA por vias diplomáticas para tentar evitar que a administração de Donald Trump sancione o ministro.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM