Portugal exige saída de 5 mil brasileiros após recusa de vistos
Medida integra plano de controle migratório; imigrantes têm 20 dias para deixar o país voluntariamente.

03/06/2025 - 11:06

O governo de Portugal notificará cerca de 5.300 brasileiros para que deixem o país voluntariamente, após a recusa de seus pedidos de autorização de residência. A ação faz parte de uma iniciativa mais ampla que envolve 33 mil imigrantes de diversas nacionalidades, com prazo de 20 dias para saída voluntária. Caso não cumpram o prazo, poderão ser expulsos coercitivamente.

O anúncio foi feito pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, responsável pela pasta de imigração no governo reeleito. Segundo ele, a decisão é resultado da análise dos pedidos de residência, que concluiu que os imigrantes não reuniam condições legais para permanecer no país.

A comunidade indiana é a mais afetada pela medida, com 13,4 mil pessoas notificadas. Os brasileiros representam o segundo maior grupo entre os que deverão deixar Portugal. O número total de notificações quase dobrou em pouco mais de um mês, refletindo a pressão sobre o sistema migratório português.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial da Agência para a Imigração e Mobilidade (AIMA) de Portugal: www.aima.gov.pt.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM