Aposentados podem consultar respostas sobre descontos indevidos nas agências dos Correios
As justificativas das associações e sindicatos estão sendo liberadas aos poucos, já que elas têm 15 dias úteis para responder a cada uma das contestações repassadas pelo INSS.
16/06/2025 - 16:06

A partir desta segunda-feira, 16 de junho de 2025, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que contestaram descontos indevidos em seus benefícios podem verificar presencialmente nas agências dos Correios as respostas das entidades envolvidas. O atendimento é gratuito e está disponível em mais de 5 mil agências em todo o país, sendo uma alternativa para aqueles que não possuem acesso ao aplicativo Meu INSS ou à internet.
Nas agências dos Correios, os beneficiários podem consultar se houve algum desconto em seus benefícios, contestar descontos não autorizados, analisar documentos enviados por associações e receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Essa medida visa facilitar o acesso à informação e garantir que os direitos dos aposentados e pensionistas sejam respeitados.
As justificativas das associações e sindicatos estão sendo liberadas aos poucos, já que elas têm 15 dias úteis para responder a cada uma das contestações repassadas pelo INSS. Caso a entidade não entregue ao instituto documentos que comprovem que o aposentado ou pensionista se filiou e autorizou o desconto da mensalidade associativa de seu benefício previdenciário, o INSS iniciará um processo de cobrança para que a entidade devolva os valores descontados ilegalmente à pessoa prejudicada. Os beneficiários devem acompanhar o andamento de seu pedido de esclarecimento ou ressarcimento pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.