DPU alerta sobre golpes que usam seu nome para aplicar fraudes
Cuidado: estelionatários se passam por defensores para aplicar golpes via WhatsApp.
17/06/2025 - 12:06

A Defensoria Pública da União (DPU) emitiu nesta terça‑feira (17 de junho de 2025) um alerta à população sobre 24 casos de golpes em que criminosos se passam por defensores públicos federais, usando WhatsApp ou telefonemas para pedir dados bancários e pagamentos, mesmo sem existir ação judicial contra a vítima. Os relatos começaram em 2023, foram três em 2024 e já somam 19 até maio de 2025, concentrados nas regiões Sul e Sudeste — o Rio Grande do Sul lidera com oito ocorrências confirmadas.
Os estelionatários enganam vítimas informando que há valores a receber relacionados a processos judiciais, mas que é preciso pagar taxas de cartório, tributos ou honorários antes de liberar a quantia. Em alguns casos, usam nome, foto ou vídeo institucional de defensores para dar aparência de legitimidade.Em junho, golpes ocorreram no Espírito Santo; em maio, vítimas em Pelotas (RS) e Londrina (PR); e na Baixada Fluminense, os criminosos chegaram a enviar documentos falsos com suposta logomarca do Tribunal de Justiça.
A instituição alertou que todos os seus serviços são gratuitos e que nenhum pagamento deve ser exigido. Os valores de alvarás judiciais só são liberados em bancos credenciados, com alvará judicial e diretamente ao beneficiário ou representante legal.
O golpe já causou prejuízo financeiro a pelo menos uma vítima no Rio Grande do Sul; nos demais casos, as vítimas procuraram a DPU a tempo e evitaram perdas.