Motoristas anunciam greve no transporte coletivo da Grande Goiânia
Categoria reivindica reajuste salarial e melhores condições de trabalho

23/06/2025 - 12:06

Motoristas da RMTC — Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia — aprovaram paralisação da categoria, prevista para começar na próxima sexta-feira, dia 27 de junho de 2025, segundo decisão tomada em assembleia no terminal Padre Pelágio em 23 de junho.

A mobilização foi motivada pela insatisfação com a proposta patronal de reajuste salarial de 4,5% imediato e mais 2% a partir de setembro, além de aumento de apenas 4,5 % no vale-alimentação. Isso ficou bem aquém da reivindicação dos trabalhadores, que requerem 15% de salário e 20% no ticket alimentação.

O entendimento da categoria é que as negociações, que estão ocorrendo desde dezembro de 2023, não avançaram — em parte, por ausência do SET (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Goiânia) em uma sessão de mediação pelo MPT no dia 19 de junho. A decisão de greve mira a pauta salarial, além de redução de carga horária, tempo de almoço e melhores condições nas salas de descanso.

Seriam impactados aproximadamente 6 000 pontos de ônibus e uma frota de cerca de 3 000 veículos, afetando mais de 2 milhões de passageiros diários em Goiânia e região metropolitana.

Atualização

NOTA DO SET SOBRE O ANÚNCIO DE GREVE DOS MOTORISTAS

O Sindicato das Empresas de Transporte Público de Goiânia e região Metropolitana (SET), informa que tomou conhecimento pela imprensa sobre o indicativo de greve do Sindcoletivo. O SET reafirma o interesse em continuar as negociações na busca de uma solução. Além disso, entende que qualquer tipo de paralisação no transporte público vai prejudicar diretamente o usuário do serviço. E, portanto, não vê neste o melhor caminho.
É importante lembrar que nos dois últimos anos as empresas concederam ganhos reais significativos para a categoria. E que, mesmo neste ano, um ano desafiador por conta dos altos investimentos na qualidade do transporte, - com frota 100% nova, reformas de estacoes e terminais, pontos de parada entre outros - se propôs a conceder reajuste com ganho real, acima da inflação.
Haverá uma reunião para mediação deste caso esta semana no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) onde o SET espera que tudo isso seja considerado e que se possa chegar a um acordo para impedir qualquer paralisação. 

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM