Bebês de 12 meses passam a receber reforço com vacina ACWY
A partir de julho, reforço deixa de proteger apenas contra C e passa a incluir quatro sorotipos

26/06/2025 - 11:06

Como medida preventiva, o Ministério da Saúde anunciou que, a partir de 1º de julho, os bebês de 12 meses deixarão de receber o reforço apenas da vacina meningocócica C e passarão a receber a vacina meningocócica ACWY, que cobre quatro sorotipos da bactéria Neisseria meningitidis — A, C, W e Y — aumentando a proteção contra meningite e meningococcemia. Até o momento, o Brasil registrou 361 casos de meningite.

A mudança ocorre depois de identificação de aumento recente de casos pelo sorogrupo W, principalmente no Sul do país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). O esquema vacinal continuará com duas doses da meningocócica C aos 3 e 6 meses, mas quem já tiver recebido três doses desse tipo não precisará repetir o reforço com ACWY neste momento.

A nova diretriz segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações e está alinhada com as metas da Organização Mundial da Saúde de combate à meningite até 2030. O reforço ACWY já está disponível nas UBS para adolescentes entre 11 e 14 anos, e quem perdeu ou não recebeu o reforço aos 12 meses poderá tomar a dose ACWY até completar 5 anos de idade.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM