Vacina contra meningite para bebês terá proteção ampliada em Goiás
A partir deste mês, crianças de 12 meses passam a receber a vacina meningocócica ACWY no SUS, ampliando a proteção contra quatro sorotipos da doença.

02/07/2025 - 10:07

O Governo de Goiás, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou a aplicação da vacina meningocócica ACWY como dose de reforço para bebês de 12 meses. A medida substitui a antiga vacina meningocócica C e amplia a proteção contra os sorotipos A, C, W e Y da bactéria causadora da meningite. A mudança foi oficializada pela Nota Técnica nº 77/2025.

A meningite é uma doença grave que pode causar sequelas neurológicas e até levar à morte. Em Goiás, já foram registrados 76 casos e 11 mortes por meningite apenas em 2025. A nova estratégia de vacinação visa reduzir esses números e proteger ainda mais a população infantil.

A vacina ACWY já era aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos, mas agora passa a integrar o calendário infantil. Crianças que ainda não receberam o reforço aos 12 meses poderão ser vacinadas com a nova fórmula até os 5 anos de idade.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM