Rússia diz ter ter capturado vilas ucranianas e atacado centros de recrutamento
Moscou afirma ter avançado no leste da Ucrânia, mas Kiev nega e ressalta resistência em campo.

07/07/2025 - 11:07

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta segunda-feira (7 de julho de 2025) a captura das vilas de Dachne, na região de Dnipropetrovsk, e de Bacsalivka (Bezsalivka), na região de Sumy, no leste e nordeste da Ucrânia.

Ao mesmo tempo, as forças russas teriam atacado dois centros de recrutamento militar ucraniano, deixando pelo menos quatro pessoas feridas. As autoridades militares de Kiev, no entanto, contestaram as informações, afirmando que repeliram os ataques e denunciaram “falsas informações” de Moscou.

Segundo o Exército ucraniano, os ataques recentes a centros de recrutamento deixaram feridos em regiões como Kharkiv, Zaporizhia, Sumy, Odessa e Kherson, causando mortos e dezenas de feridos, além de obrigar civis a buscar abrigo.

Moscou sustenta que a ocupação dessas vilas possui valor estratégico no contexto de um impasse diplomático em curso. Já Kiev reforça seu discurso de resistência e afirma que “não cederá um único metro do nosso território sem lutar”. 

O episódio faz parte de uma escalada de operações ofensivas russas, que também incluem lançamentos maciços de drones (essa noite 101 lançados, 75 interceptados) sobre Kiev — embora sem vítimas — e bombardeios em regiões fronteiriças, resultando em mortes e destruição civil.

O presidente Volodymyr Zelensky voltou a reforçar que a obtenção de sistemas de defesa antiaérea é uma “prioridade absoluta” para conter os frequentes ataques.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM