Eleições do PT ficam indefinidas por impasse em Minas Gerais
Judicialização da disputa no estado suspende pleitos e compromete resultado nacional da legenda.

07/07/2025 - 11:07

O Partido dos Trabalhadores (PT) não definiu ainda sua nova direção nacional após um impasse no Diretório Estadual de Minas Gerais. A eleição, que ocorreu neste domingo (6/7), foi suspensa por decisão judicial que determinou a inclusão da deputada federal Dandara Tonantzin na disputa, depois de seu registro ter sido inicialmente negado por inadimplência partidária.

A executiva nacional do PT alegou “impossibilidade logística” para incluir Dandara nas cédulas já encaminhadas aos municípios mineiros e decidiu adiar a votação em MG, sem nova data definida. A suspensão da votação compromete a apuração nacional, já que Minas representa um grande contingente de filiados — por isso, os resultados oficiais estão suspensos e não há previsão para serem divulgados.

O presidente interino do partido, Humberto Costa, criticou a judicialização, classificando-a como “equívoco” que favorece interferência externa em assuntos internos do PT. Ele anunciou que o Diretório Nacional se reunirá em caráter extraordinário na terça-feira (8/7), às 17h, para deliberar sobre os próximos passos, inclusive a marcação de nova data para a eleição em Minas.

A indefinição em Minas pode adiar também a oficialização da direção nacional — prevista até hoje (7/7).

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM