STF encerra interrogatórios dos 31 réus envolvidos na trama golpista de 2022
Último depoimento fecha fase de instrução das ações penais antes das alegações finais
29/07/2025 - 11:07

O Supremo Tribunal Federal concluiu na noite de 28 de julho de 2025 o interrogatório dos 31 réus, distribuídos em quatro núcleos, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de participarem da tentativa de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. A última etapa ouviu os réus do núcleo 3, grupo apontado por planejar ações táticas como o monitoramento de autoridades como Alexandre de Moraes e o próprio ex‑presidente Lula.
Com o fim dos depoimentos, os réus do núcleo 3 têm agora cinco dias para apresentar pedidos complementares ou solicitar diligências adicionais. Em seguida, inicia-se o prazo de 15 dias para que a defesa e a PGR apresentem suas alegações finais, última fase antes da possível sentença.
O núcleo 1, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete integrantes de seu grupo, já está na fase mais avançada do processo, com a PGR tendo protocolado pedido de condenação. Restam poucas manifestações antes do julgamento previsto para setembro, conduzido pela Primeira Turma do STF, composta por Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Os réus respondem por crimes graves como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado com violência, grave ameaça e deterioração de patrimônio público tombado.