Bolsonaro pode ser condenado a até 43 anos por trama golpista
PGR pede pena máxima e debate sobre extensão judicial ainda segue em aberto

29/07/2025 - 12:07

A Procuradoria-Geral da República apresentou, em meados de julho de 2025, as alegações finais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros integrantes do núcleo central da suposta trama golpista de 2022. Segundo o documento, os crimes somariam até 43 anos de reclusão, se as penas máximas forem aplicadas pela Primeira Turma do STF.

Entre os crimes listados estão a liderança de organização criminosa armada (que pode render até 17 anos de pena), tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (até 8 anos), golpe de Estado (até 12 anos), dano qualificado com violência (até 3 anos) e deterioração de patrimônio tombado (até 3 anos).

A aplicação da pena máxima, porém, não é automática. Especialistas e juristas ainda debatem a extensão real da punição, considerando fatores como atenuantes, antecedentes criminais e eventual cálculo judicial da pena final. Há também críticas em relação ao caráter político do processo.

Caso o STF acolha integralmente os argumentos do Ministério Público, Bolsonaro poderá enfrentar uma pena acima do limite previsto no Código Penal brasileiro, que estabelece pena máxima de 40 anos de reclusão.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM