Prazo para defesa de Bolsonaro explicar risco de fuga termina hoje
Advogados do ex-presidente têm até as 20h34 de sexta-feira (22 de agosto de 2025) para apresentar justificativas ao STF sobre suposto plano de fuga.
22/08/2025 - 08:48
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até 20h34 desta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, para entregar ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclarecimentos sobre o descumprimento das medidas cautelares impostas e sobre um possível plano de fuga.
A decisão foi tomada na última quarta-feira, 20 de agosto, quando o ministro Alexandre de Moraes concedeu prazo de 48 horas para que a defesa se manifeste sobre “condutas ilícitas e a existência de comprovado risco de fuga” apontadas pela Polícia Federal.
No relatório da PF, foi identificada a presença de um documento de 33 páginas no celular de Bolsonaro com um pedido de asilo político à Argentina, endereçado ao presidente Javier Milei, no qual alegava perseguição política e medidas cautelares contra ele. A PF considera que esse material sugere uma intenção de evasão do país, mesmo após as restrições judiciais.
A defesa, por sua vez, negou qualquer descumprimento das cautelares e disse ter recebido o indiciamento com “surpresa”. Em nota, afirmou que todos os fatos serão explicados dentro do prazo estabelecido pelo relator.
A resposta da defesa será imediatamente encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR), que terá também 48 horas para se posicionar