Umidade do ar cai abaixo de 20% em Goiás e calor segue intenso esta semana
Estado entra em alerta climático com ar muito seco e temperaturas elevadas — risco de desidratação, queimaduras e queimadas dispara.
25/08/2025 - 11:50
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu alerta para umidade relativa do ar abaixo de 20% em todo o estado, nível crítico se comparado à média normal de aproximadamente 60%.
O tempo seco e intenso será acompanhado por temperaturas que podem chegar a 37 °C, especialmente nas regiões norte, oeste e centro de Goiás. Em municípios como Araguapaz, Aruanã e Montes Claros, as máximas podem ultrapassar os 37 °C. Já em Goiânia, as temperaturas deverão variar entre 32 °C e 33 °C ao longo da semana.
Este clima seco e quente intensifica os riscos à saúde — principalmente desidratação, irritações na pele e nos olhos, além de queimaduras — e eleva o perigo de incêndios florestais e urbanos, com agravamento ainda maior sob ausência de chuvas significativa.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o cenário é ainda mais preocupante: um alerta vermelho foi emitido para Goiás, Distrito Federal e outros estados do Centro-Oeste e do Sudeste, onde a umidade pode cair para menos de 12%, indicando situação de emergência.