Possível formação de La Niña pode impactar a primavera no Brasil
Relatório da NOAA eleva chances para 56% de formação do fenômeno, destacando efeitos regionais como secas, ondas de frio e aumento nas chuvas.

26/08/2025 - 08:37

Possível formação de La Niña pode impactar a primavera no Brasil

As probabilidades de formação do fenômeno climático La Niña aumentaram para cerca de 56% durante a primavera no Hemisfério Sul, segundo o mais recente relatório da NOAA. O nível de alerta foi elevado para “Watch”, indicando atenção redobrada para o fenômeno.

O resfriamento das águas do Pacífico Equatorial, marca registrada da La Niña, já apresenta características típicas do fenômeno. O evento havia chegado ao fim em dezembro de 2024, mas agora apresenta sinais de reincidência.

Caso se consolide, a La Niña poderá provocar impactos significativos por região: no Sul, prevê-se chuvas irregulares, o que pode comprometer a agricultura e o abastecimento de água; no Sudeste, há maior probabilidade de ondas de frio e temperaturas abaixo do normal; e no Norte, a expectativa é de chuvas acima da média, elevando o nível dos rios.

Além disso, o inverno já parece ter registrado indícios de influência do fenômeno, com temperaturas mais baixas e a atuação de massas de ar polar mais frequentes.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM