Comissão da oposição assume CPMI do INSS e inicia cobranças de convocação
Instalada em 20 de agosto, a CPMI que investiga fraudes no INSS teve sua primeira reunião em 26 de agosto, com pautas focadas em convocar ex-ministros e ex-presidentes do órgão.

26/08/2025 - 08:41

Comissão da oposição assume CPMI do INSS e inicia cobranças de convocação

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou seus trabalhos nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, às 9h.. Presidida por Carlos Viana (Podemos-MG), a comissão definiu que será realizada nas segundas e quintas, estratégia adotada para evitar embates com o plenário e impedir obstruções governistas..

O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), destacou que a comissão “vai seguir o caminho do dinheiro” e alertou que as penas por desvios podem ultrapassar 30 anos de prisão.. Foram apresentados 35 requerimentos de convocação: entre os alvos estão os ex-ministros Eduardo Gabas (Dilma), José Carlos Oliveira (Bolsonaro) e Carlos Lupi (Lula), além de dez ex-presidentes do INSS e o advogado Eli Cohen, responsável por revelar os descontos indevidos nos benefícios..

Os requerimentos também abrangem solicitações de informações a órgãos como a Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Defensoria Pública da União (DPU) e Tribunal de Contas da União (TCU), incluindo acesso a inquéritos e documentos internos. A expectativa é que a comissão conclua suas investigações dentro do prazo de 180 dias.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM