Tereza Cristina alerta: Brasil pode enfrentar mais retaliações dos EUA com julgamento de Bolsonaro
Senadora critica uso precoce da Lei da Reciprocidade e recomenda diálogo antes de medidas retaliatórias; etanol é citado como tema negociável.

02/09/2025 - 10:42

Tereza Cristina alerta: Brasil pode enfrentar mais retaliações dos EUA com julgamento de Bolsonaro

A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), manifestou preocupação sobre os impactos diplomáticos do julgamento de Jair Bolsonaro no STF com os Estados Unidos. Em entrevista à Folha de S.Paulo, ela criticou a ação de acionar antecipadamente a Lei da Reciprocidade Comercial, afirmando que isso pode fragilizar os representantes brasileiros perante o USTR, o órgão de comércio norte-americano. Segundo ela, “hoje, estamos num jogo de perde-perde”, e sugeriu que o governo deveria adotar uma postura mais estratégica antes de recorrer à retaliação jurídica.

Durante a viagem com uma comitiva de senadores a Washington, Tereza Cristina defendeu a abertura de canais de negociação e apontou o etanol como um possível ponto de diálogo. Para ela, o Brasil deveria chegar às negociações com propostas concretas, aproveitando o momento para transformar a crise em oportunidade comercial.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM