Setembro Verde: mais de 2 mil goianos na fila por transplante de órgãos e tecidos
Em Goiás, 2.435 pessoas aguardam por doações — com maior demanda por córneas, seguidas de rins e fígado — e a campanha Setembro Verde intensifica ações de sensibilização à doação de órgãos e tecidos.
02/09/2025 - 11:10
Com a chegada de setembro, ganha força em Goiás a campanha Setembro Verde, mobilização liderada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
Atualmente, 2.435 pessoas estão na fila de espera por transplante no estado. A maior demanda é por córneas (1.731), seguida por rins (685) e fígado (14). Uma das principais barreiras enfrentadas é a recusa familiar, que impede muitas doações mesmo quando há manifestação do desejo da pessoa em vida.
Em 2024, Goiás registrou um recorde histórico: 114 doadores efetivos, com 1.168 órgãos e tecidos captados e 890 transplantes realizados. No período de janeiro a julho de 2025, o estado já contabilizou 481 transplantes. Essas conquistas demonstram os resultados positivos da conscientização e organização do sistema de transplantes.
A campanha Setembro Verde visa justamente reverter o quadro da recusa familiar e ampliar o número de doações. A estratégia inclui ações sensitivas, esclarecimento dos processos e incentivo para que as pessoas comuniquem sua vontade de ser doador aos familiares — essencial para que a doação seja autorizada.