Fenômeno climático La Niña pode voltar a impactar o clima a partir de setembro
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estima 55 % de chance de retorno da La Niña entre setembro e novembro, com aumento para 60 % no trimestre seguinte, embora as temperaturas globais continuem acima da média.

02/09/2025 - 11:16

Fenômeno climático La Niña pode voltar a impactar o clima a partir de setembro

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta que o fenômeno climático La Niña pode voltar a influenciar os padrões meteorológicos já a partir de setembro. O fenômeno é caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, o que pode alterar ventos, pressão atmosférica e precipitação global.

De acordo com o relatório da OMM, há 55 % de chance de os níveis de temperatura da superfície do mar atingirem condições típicas de La Niña entre setembro e novembro, com a probabilidade subindo para 60 % no período de outubro a dezembro.

Mesmo com o possível resfriamento natural, as temperaturas globais devem permanecer acima da média, devido ao aquecimento global provocado por atividades humanas. A OMM ainda destacou que as projeções de precipitação se assemelham ao que se observa em episódios moderados de La Niña.

O retorno antecipado do fenômeno pode aumentar os riscos de secas e inundações, afetando diretamente a produção agrícola, além de representar desafios para os setores de energia, saúde e transportes. Previsões sazonais são valiosas para mitigar esses impactos por meio de planejamento antecipado.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM