BC rejeita compra do Banco Master pelo BRB, encerrando operação estratégica
Autoridade monetária indeferiu transação que vinha desde março, e BRB busca entender fundamentos da negativa.

04/09/2025 - 10:31

BC rejeita compra do Banco Master pelo BRB, encerrando operação estratégica

O Banco Central (BC) rejeitou, na noite de 03 de setembro de 2025, a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). A operação, que estava em análise desde março, dependia dessa aprovação para ser concluída.

A decisão foi comunicada em fato relevante pelo BRB, que confirmou ter solicitado acesso à íntegra da decisão do BC para avaliar seus fundamentos e verificar alternativas cabíveis. A instituição reafirmou que considerava o negócio uma oportunidade estratégica com potencial de geração de valor para seus clientes, para o Distrito Federal e para o sistema financeiro nacional.

O contrato para aquisição de 49% das ações ordinárias e 100% das preferenciais do Banco Master (totalizando 58% do capital) agora será rescindido conforme os termos previamente estabelecidos, conforme previsto nos documentos contratuais.

O Cade já havia aprovado a operação em junho, sem restrições — faltava apenas o aval do BC.. De acordo com o BRB, desde o anúncio do negócio, suas ações na B3 valorizaram cerca de 23%..

A operação custaria aproximadamente R$ 2 bilhões e gerou polêmica, sobretudo porque o Banco Master adotava uma política de captação considerada agressiva, oferecendo remunerações de até 140% do CDI, bem acima da média para bancos pequenos (110%–120%). A falta de balanço de dezembro, a difícil captação em dólares e operações envolvendo precatórios também geraram desconfiança sobre sua saúde financeira.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM