Julgamento de Bolsonaro no STF entra em fase decisiva com início da votação nesta terça-feira
Primeira Turma retoma julgamento do “núcleo 1” e programa sessões múltiplas até sexta, com possibilidade de mais de 30 anos de prisão para os réus.
08/09/2025 - 10:48
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dá sequência ao julgamento do chamado "núcleo 1" da trama golpista nesta terça-feira (9), às 9h. A sessão, presidida por Cristiano Zanin, marcará o início da fase de votação do caso, cujo relator, ministro Alexandre de Moraes, será o primeiro a votar.
O julgamento, que teve início na semana passada com as sustentações das defesas e com manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, avançou para seu momento crucial: a definição de condenação ou absolvição dos réus. A acusação envolve a elaboração do plano “Punhal Verde e Amarelo” — que teria previsto sequestros e assassinatos de autoridades — e a criação de uma “minuta do golpe” para reverter o resultado eleitoral de 2022.
Foram reservadas sessões da manhã e da tarde nos dias 9, 10, 11 e 12 de setembro, ampliando o tempo previsto para a conclusão do julgamento. Dessa forma, inclusive, garantiu-se celeridade ao processo, conforme pedido do relator Alexandre de Moraes e decidido pelo presidente do colegiado, Cristiano Zanin.
A dinâmica do voto seguirá a ordem definida: após o relator, votarão os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin. É necessária a maioria simples — três dos cinco votos — para que se decida a condenação ou não dos réus.
Mesmo em caso de condenação, a prisão não será automática. Os réus ainda poderão recorrer — inclusive por meio de embargos de declaração — e dependerá da análise desses recursos antes da execução de eventual pena.