Goiás reforça alerta para baixa umidade e calor intenso durante estiagem
                        
                                                    Secretaria de Saúde emite nota técnica com recomendações para evitar complicações respiratórias e riscos por condição climática adversa.
                                            
                    08/09/2025 - 11:10
                                    A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alertou a população no último domingo (7 de setembro de 2025) sobre os perigos à saúde causados pela baixa umidade do ar e pelo calor intenso durante o atual período de estiagem. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o bem-estar humano é que a umidade relativa do ar esteja acima de 60%, mas em várias regiões de Goiás os índices chegaram a níveis críticos, abaixo de 20%, e em alguns casos até inferiores a 15%.
O Centro de Informação Meteorológica e Hidrológica de Goiás (Cimegoh) registrou mais de 100 dias sem chuvas significativas, o que intensifica as temperaturas e cria condições que favorecem o surgimento de incêndios. Em resposta, a SES-GO divulgou uma nota técnica com orientações para a população, profissionais de saúde, escolas e outros ambientes coletivos, inclusive em cenários com presença de fumaça.
A subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, destacou que, nesse cenário, o corpo humano fica mais vulnerável a infecções, alergias, crises respiratórias, sangramentos nasais e problemas oculares. Ela enfatizou a importância de hidratação constante, proteção solar e atenção redobrada com crianças e idosos.