Novo mosquito urbano pode expandir casos de malária no Brasil
Espécie asiática adaptada a centros urbanos representa risco crescente; especialistas alertam sobre ausência de vigilância e recomendam ações imediatas.

10/09/2025 - 13:28

Novo mosquito urbano pode expandir casos de malária no Brasil

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) alertam que o mosquito Anopheles stephensi, originário da Ásia e já presente na África, pode ser introduzido no Brasil — especialmente por meio de portos — e se tornar um novo vetor urbano da malária.

Esse mosquito representa uma ameaça inédita pois, ao contrário do Anopheles darlingi, tradicional vetor da malária em áreas florestais, o An. stephensi se reproduz em ambientes urbanos, utilizando locais comuns como pneus, caixas d’água e recipientes com água parada, de forma semelhante ao Aedes aegypti.

Um estudo da Faculdade de Saúde Pública e do Instituto de Estudos Avançados (USP), publicado na revista Scientific Reports, concluiu que o clima brasileiro — aliado à intensa atividade portuária — cria condições favoráveis para a chegada e a expansão do mosquito, potencializando a malária em áreas densamente povoadas

Atualmente, não há ações estruturadas de vigilância nos portos para detectar esse vetor, o que eleva o risco de introdução silenciosa. Os especialistas recomendam fortalecer campanhas de conscientização e manter as medidas já adotadas contra o Aedes aegypti — como eliminar água parada — para evitar a disseminação desse novo mosquito.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM