STF retoma julgamento da trama golpista com voto de Cármen Lúcia
Ministra deve dar posição decisiva em ação contra Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado.

11/09/2025 - 11:53

STF retoma julgamento da trama golpista com voto de Cármen Lúcia

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (11) o julgamento da chamada trama golpista, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados. O destaque da sessão será o voto da ministra Cármen Lúcia, apontado como decisivo para definir os rumos do processo.

Até o momento, o relator Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus, reforçando que houve tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Em posição divergente, o ministro Luiz Fux defendeu a absolvição de Bolsonaro e de parte dos acusados, pedindo condenação apenas para Mauro Cid e Braga Netto.

O voto de Cármen Lúcia pode formar maioria pela condenação ampla ou aproximar o resultado da divergência apresentada por Fux. A expectativa é de que a ministra siga linha semelhante à de Moraes e Dino, impondo penas mais severas.

O julgamento, acompanhado de perto por todo o país, terá impacto direto não apenas na situação jurídica dos acusados, mas também no cenário político nacional, já que pode reforçar a responsabilização de autoridades por atos contra a democracia.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM