PF deflagra Operação Cambota — nova fase de investigação sobre fraudes no INSS
                        
                                                    Estimativa aponta desvios de R$ 6,3 bilhões em descontos indevidos de aposentados e pensionistas.
                                            
                    12/09/2025 - 10:27
                                    A Polícia Federal (PF) lançou a Operação Cambota, um desdobramento da Operação Sem Desconto, que investiga esquemas de descontos associativos não autorizados nos benefícios do INSS — em especial aposentadorias e pensões. Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) estão sendo cumpridos nos estados de São Paulo e no Distrito Federal.
A investigação apura crimes como impedimento ou embaraço de investigação por organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, e possível obstrução de investigação por alguns investigados.
O histórico do caso revela que, entre 2019 e 2024, entidades investigadas promoveram descontos indevidos de cerca de R$ 6,3 bilhões nos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas. Estima-se que 1,6 milhão de pessoas foram afetadas por esses descontos. Recursos já foram liberados para ressarcimento via acordo do INSS, e bloqueio de bens soma bilhões para cumprir essas restituições.
Também em paralelo, foi aprovado pela CPMI do Congresso Nacional pedido de quebra de sigilos bancário, fiscal e telemático dos investigados. Nomes como “Careca do INSS”, Maurício Camisoti e o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto aparecem entre os alvos.