Goiás confirma novos casos de febre amarela em macacos e SES emite alerta à população
Quatro primatas testaram positivo para a doença; SES-GO reforça importância da vacinação.
12/09/2025 - 11:43

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou dois novos casos de febre amarela em macacos, elevando para quatro o total de confirmações no estado. Os casos foram registrados em Abadia de Goiás, Goiânia (Residencial Fortville) e Guapó. Além disso, há um caso em investigação no Zoológico de Goiânia, enquanto outro em Aragoiânia foi descartado.
Em 2024, todas as 58 amostras coletadas de primatas mortos foram descartadas para febre amarela. No entanto, em 2025, já foram notificadas 37 mortes de macacos, com 33 amostras coletadas para diagnóstico, resultando em quatro confirmações da doença.
A SES-GO destaca que, até o momento, não há casos ou óbitos confirmados por febre amarela em humanos no estado desde 2017. Contudo, a presença do vírus em macacos indica que os mosquitos transmissores, como o Haemagogus leucocelaenus, podem infectar humanos. Portanto, a Secretaria reforça a importância da vacinação e do uso do aplicativo SissGeo para notificação de macacos mortos ou doentes.
A vacinação é a principal forma de prevenção contra a febre amarela. A SES-GO orienta que, ao encontrar macacos mortos ou doentes, a população deve tirar uma foto e enviar pelo aplicativo SissGeo, disponível na Play Store. Em Goiânia, também é possível acionar a Vigilância em Zoonoses pelo número (62) 99152-2545, exclusivo para mensagens via WhatsApp.