Goiás confirma 5º caso de febre amarela em primatas e reforça vacinação
Novo registro é em Firminópolis; cobertura vacinal insuficiente preocupa autoridades
30/09/2025 - 10:26
O Governo de Goiás confirmou um novo caso de febre amarela em primata, dessa vez em Firminópolis, elevando para cinco casos confirmados no estado em 2025. Os outros foram registrados em Abadia de Goiás (2), Goiânia (Residencial Fortville) e Guapó.
Ao longo de 2025, foram notificadas 49 mortes de primatas, das quais 41 amostras foram coletadas: cinco confirmaram febre amarela, 35 foram descartadas e uma segue sob investigação. Em 2024, todas as 58 amostras testadas haviam dado negativo.
A cobertura vacinal no estado está em 71,66%, bem abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde. Em vista disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) instituiu de 29 de setembro a 3 de outubro uma Semana de Vacinação contra a Febre Amarela, com ações de busca ativa e vacinação extramuros.
A SES-GO reforça a importância da vigilância por parte da população: macacos devem ser considerados “sentinelas” — não transmitem o vírus — e mortes ou animais enfermos devem ser comunicados aos órgãos de saúde sem que se faça contato direto com eles.