Trump lança plano de paz para Gaza e pressiona Hamas a aceitar acordo
Estratégia de 20 pontos prevê cessar-fogo imediato, devolução de reféns e controle internacional da Faixa

30/09/2025 - 10:34

Trump lança plano de paz para Gaza e pressiona Hamas a aceitar acordo

Em coletiva conjunta com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou um plano de paz subdividido em 20 pontos para encerrar a guerra na Faixa de Gaza. O documento prevê, entre outras medidas, cessar-fogo imediato, devolução de reféns, desmilitarização de Gaza e governança temporária sob supervisão internacional, encabeçada por um “Conselho da Paz” presidido por Trump.

Trump afirmou que o plano foi elaborado em diálogo com líderes árabes e muçulmanos, incluindo os mandatários da Arábia Saudita, Catar, Egito, Turquia, entre outros. Caso o Hamas rejeite os termos, o presidente garantiu que Israel teria total apoio para continuar operações militares até neutralizar o grupo.

Netanyahu manifestou apoio explícito à proposta, mas condicionou sua plena execução à colaboração do Hamas. “Apoio seu plano para encerrar a guerra em Gaza” — afirmou —, mas reforçou que, se necessário, Israel “rematará o trabalho sozinho”.

O plano também prevê que Gaza seja governada por uma administração tecnocrática palestina inicialmente, porém sem participação direta do Hamas, até que a Autoridade Palestina esteja capacitada para reassumir o controle. Enquanto isso, uma força de estabilização internacional será responsável por segurança e treinamento da polícia local.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM