Procon Goiás envia 83 bebidas suspeitas de conter metanol para análises e alerta sobre risco de morte
Em força-tarefa, órgão estadual recolheu bebidas com indícios de adulteração.

08/10/2025 - 10:14

Procon Goiás envia 83 bebidas suspeitas de conter metanol para análises e alerta sobre risco de morte

Durante uma operação realizada em Goiás desde o dia 2 de outubro, o Procon estadual coletou 83 amostras de bebidas consideradas suspeitas de conter metanol e as encaminhou para a Polícia Técnico-Científica para análise detalhada. Ao todo, foram apreendidos 1.087 produtos com algum tipo de irregularidade — incluindo bebidas sem registro no Ministério da Agricultura, bebidas vencidas ou com indícios de adulteração.

Segundo o superintendente do Procon-GO, Marcos Sene Palmerston, cerca de 43% das empresas fiscalizadas foram autuadas por infrações como venda de bebidas adulteradas, vencidas ou sem documentação legal. Ele alerta para que fornecedores irregulares possam responder a processos administrativos, sofrer multas ou até ter seus alvarás suspensos ou cassados.

Diante da gravidade da situação, o Procon reforça que o consumo de bebidas adulteradas pode provocar intoxicação por metanol, que é altamente tóxico e pode levar à cegueira, comprometimento de órgãos ou morte. O órgão recomenda que consumidores só adquiram bebidas com nota fiscal, com registro no MAPA e rótulos legíveis, e que denunciem produtos suspeitos às autoridades competentes.

A operação ainda mobiliza outras instâncias do governo e da saúde, em alinhamento ao esforço nacional para enfrentar casos de contaminação por metanol já detectados em diversas regiões do país.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM