Bolsas europeias recuam com pressão sobre ações de defesa e mineração
Investidores monitoram tensão geopolítica e cenário interno europeu.
10/10/2025 - 10:24

As bolsas europeias abriram o dia predominantemente em queda, pressionadas pelas ações dos setores de defesa e mineração. Segundo matéria da CNN Brasil, o índice Stoxx 600 — que reúne empresas de todo o continente — registrava baixa de 0,10%, estando em 570,72 pontos no início da sessão.
O recuo nas ações de defesa, que caíam cerca de 1,9%, e da mineração, com perdas em torno de 0,8%, tem relação direta com o cenário global de instabilidade, incluindo a guerra no Oriente Médio, tensões políticas internas e restrições comerciais. Ademais, investidores repercutem o plano de paz em Israel, aprovado em etapas, que prevê a libertação de reféns, mas ainda gera dúvidas sobre sua concretização.
Também paira no horizonte a crise política francesa. Após a renúncia do primeiro-ministro Sébastien Lecornu, o presidente Emmanuel Macron prometeu indicar novo chefe de governo. Esse ambiente de incerteza complica previsões orçamentárias e estabilidade institucional, fatores que pesam no humor dos mercados.
Nos principais mercados, a Bolsa de Londres operava com leve retração (–0,11 %), Frankfurt recuava 0,16 %, Milão despencava 0,29 % e Lisboa mostrava queda de 0,42 %. Por outro lado, Paris registrava leve alta de 0,09 %.