Varejo em Goiás antecipa Black Friday para reaquecer vendas e reforçar caixa
Lojas goianas lançam promoções antecipadas diante de cenário de vendas fracas
20/10/2025 - 09:52

No estado de Goiás, varejistas decidiram antecipar suas campanhas de Black Friday, tradicionalmente realizada no fim do ano, como forma de driblar a queda nas vendas observada nos meses anteriores e ajustar estoques. De acordo com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO), Valdir Ribeiro, “a Black Friday funciona como um termômetro, que dá o norte para os lojistas investirem na renovação dos estoques para esta reta final do ano”.
Ele explicou que o mês de setembro, sem grandes datas comemorativas, é historicamente “um mês de respiro” para o comércio — e por isso muitas empresas optaram por lançar promoções mais cedo, visando movimentar o caixa e melhorar a visibilidade junto aos consumidores.
O consultor Israel Rodrigues reforçou a estratégia, afirmando que antecipar ofertas permite melhor planejamento de marketing, ajuste de estoques e uma diluição dos resultados, em vez de concentrar vendas em apenas um único dia.
Desde o lado do consumidor, a Superintendência‑Geral do Procon Goiás alertou para cuidados redobrados — orientando que os compradores comparem preços com antecedência, desconfiem de promoções que parecem “boas demais” e verifiquem a segurança dos sites antes de realizar a compra.