Primeiro paciente com suspeita de intoxicação por metanol morre em Goiânia
Homem de 43 anos estava internado no HUGOL.
21/10/2025 - 11:22

Um homem de 43 anos morreu em Goiânia com suspeita de intoxicação por Metanol, conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) e do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (CIATox). A vítima estava internada no HUGOL em estado grave antes do desfecho fatal.
Até o momento, foram notificadas dez ocorrências suspeitas de intoxicação por metanol no estado. Dessas, quatro foram descartadas após exames, cinco não atenderam aos critérios clínicos ou epidemiológicos, e somente este caso permanece em investigação. A hipótese levantada pelas autoridades estaduais é que o homem tenha ingerido bebida alcoólica adulterada ou contaminada com metanol — substância altamente tóxica e proibida para consumo humano.
Em resposta, o governo de Goiás intensificou a fiscalização de estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. Até a data do relatório, mais de 1 190 estabelecimentos foram vistoriados, com cerca de 7.500 produtos flagrados com irregularidades como ausência de rotulagem ou validade vencida, embora nenhuma amostra até agora tenha confirmado contaminação por metanol. A SES-GO alertou que o consumo de bebidas de procedência duvidosa pode levar a sintomas graves — como náuseas, visão turva, convulsões — e até à morte, no caso de metanol.