Goiás adota medidas para reduzir superlotação no HUGO
Com plano de contingência e articulação entre unidades.

28/10/2025 - 10:10

Goiás adota medidas para reduzir superlotação no HUGO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reconheceu uma situação crítica de ocupação hospitalar em unidades de urgência de Goiânia, em especial no Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), e anunciou medidas para mitigar a superlotação.

Entre as ações implementadas estão reuniões diárias de regulação entre as unidades da rede, otimização do uso de leitos existentes e uma comunicação mais integrada para evitar encaminhamentos para hospitais já sobrecarregados.

A superlotação identificada envolve pacientes acomodados em macas nos corredores e em ambientes não ideais para internação, o que gerou vistoria por parte do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) para apurar os fluxos, taxas de ocupação e razões do acúmulo. 

A SES-GO destacou que o HUGO é referência para casos de alta complexidade regulados por todo o estado, o que implica demanda flutuante e picos de procura, e que está em vigor um “plano de contingência” para priorizar os casos mais graves e manter a assistência em funcionamento mesmo em cenários críticos.

AO VIVO FM 99.1
POSITIVA FM