Anvisa proíbe venda de suplementos e energéticos com adição de ozônio
Diretoria determina recolhimento e banimento de produtos
07/11/2025 - 10:35
A Anvisa publicou em 5 de novembro de 2025 a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de todos os suplementos alimentares e bebidas energéticas da empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados Ltda. que contenham adição de ozônio.
Segundo o órgão regulador, o ozônio é um gás que, no Brasil, possui autorização somente como agente de desinfecção de água — não há avaliação científica ou técnica que comprove sua segurança como aditivo em alimentos ou compostos líquidos prontos para consumo.
Além disso, a empresa estava veiculando propagandas com alegações terapêuticas e de efeitos à saúde (como “suporte nutricional para funcionamento saudável do sistema digestivo, hepático, ocular e cardiovascular”), que não são permitidas para alimentos — tais finalidades são reservadas aos medicamentos.
A Anvisa reforça que suplementos alimentares só podem fazer reivindicações relacionadas a papéis metabólicos de nutrientes ou substâncias, quando consumidos como parte de uma dieta — não podem alegar fins terapêuticos ou curativos.